A escuta empática favorecendo a boa comunicação
- Fernanda Araújo
- 30 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A boa comunicação se faz necessário para que possamos crescer profissionalmente e na vida pessoal e para obtermos esse resultado se faz necessário sabermos escutar.
Escutar é algo além da audição, a escuta é necessária para que possamos estabelecer e fortalecer relações, é através dela que nos conectamos com o outro.
Enfim qual a diferença entre o ouvir e o escutar?
Ouvir é algo mecânico, é a ação da nossa audição, já a escuta é estar atento ao outro, é prestar atenção no tom de voz, na expressão facial e na postura, exige atenção. Escutar é quando nos conectamos com o outro e passamos a reconhecer os sinais da linguagem não verbal, tornando a comunicação efetiva e assertiva, até mesmo porque o outro também percebe se você apenas ouve, pois sua linguagem corporal demonstra falta de interesse e prejudica a relação.
Pratique a escuta e o olhar em relação ao outro, não deixe que ele se sinta preterido.
É importante termos uma escuta empática. Tente compreender o outro, e o quanto aquele contexto trazido por ele o afeta positiva ou negativamente, é preciso que se deixe de agir prontamente a tudo dando resposta de imediato e muitas vezes evasiva, saia do seu universo e entre no universo do outro, se atentando as angustias e dificuldades desse.
Será que não estamos perdendo a capacidade de escutar?
A escuta é o caminho para fazer com que o outro se sinta confortável, acolhido e compreendido. Se desenvolvermos a habilidade da escuta teremos mais reciprocidade, interação e conexão nas relações humanas.
Por: Fernanda C. Araújo da Silva

Comments