DICAS DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
- Fernanda Araújo
- 22 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Falar de motivação é falar de Propósito de Vida, de ter Objetivos, é falar Realização pessoal e profissional. As pessoas são motivadas por terem um propósito, mas como podemos ajudar o nosso colaborador e a nossa equipe e enxergar esse propósito e alimentá-lo a cada dia.
1. Estabeleça metas – Uma equipe que não sabe para onde vai, qualquer lugar que chegar está bom, ela não se sente estimulada, portanto, é preciso dar direcionamento e estabelecer metas a serem perseguidas e alcançadas. Mas lembrem-se essas metas precisam ser específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis.
2. Dê feedbacks – Essa é uma das ferramentas mais poderosas para motivar sua equipe, pois sua equipe precisa entender a sua real importância de existir e coexistir para a manutenção e crescimento da organização, os elogios e críticas construtivas são de suma importância, em especial nesse momento de crise. Ao dar um feedback ao seu colaborador/equipe, procure encorajá-los, focando em novos aprendizados e espírito de cooperação, assim poderá melhorar a autoconfiança desses. Esclareça os pontos da situação atual que merecem atenção e incentive na busca de melhorias.
3. Mantenha a Comunicação com sua equipe – É importante conhecer sua equipe e o que está incomodando esses, portanto para que isso ocorra é preciso estimular a comunicação interna, esteja aberto a ouvi-los e seja transparente com eles. Se a empresa estiver passando por alguma dificuldade, fale sobre isso com ele, ressalte o que tem de positivo na empresa e no potencial da sua equipe. E não se esqueça que o colaborador precisa se sentir acolhido, saber que tem com quem compartilhar suas dúvidas, medos e ideias. Portanto promova um ambiente confortável e de confiança.
4. Invista em Capacitação – A capacitação é um investimento em seu colaborador, ao promover a capacitação de sua equipe, esses se sentirão motivados a converter seus novos conhecimentos em resultados para a organização. Mostre a eles que mesmo em momentos de crise, a organização está preocupada com o seu desenvolvimento profissional e por isso está oferecendo recursos para sua melhor capacitação, pois acredita no seu potencial.
5. Estabeleça um programa de Job Rotation, sim promover uma troca de função de tempos em tempos ajuda a motivar seu colaborador, pois irá proporcionar a oportunidade de conhecer e desenvolver novas habilidades, tirando ele da zona de conforto, é hora de desligar o piloto automático, sair em busca de novos conhecimentos e interagir com os demais membros.
6. Valorize sua equipe – Seu colaborador/equipe precisa se sentir parte da organização e sentir que está fazendo a diferença para a organização, então o estimule no desenvolvimento e valorize as suas conquistas. Sabemos que salário não é o principal fator motivador das pessoas, por isso está na hora de olhar além disso, invista em premiações por metas, benefício flexível e confraternizações de comemoração por resultados obtidos. Seu colaborador precisa ser reconhecido, valorizado e homenageado por isso.
7. Seja um Gestor Positivo – É importante que o líder/gestor tenha pensamentos positivos, seja otimista e transmita isso para sua equipe. Mesmo em meio ao caos, o gestor deve mostrar que juntos terão uma saída, é necessário transparência sobre a situação, mas de forma otimista, pois o pensamento negativo, mostrando só o que pode acontecer de ruim irá causar desmotivação e queda no rendimento da sua equipe, seja a chama para promover o desempenho, acreditando que essa é uma fase como outras já existentes e que juntos irão vencer. Pensamento positivo é necessário
8. Inspire e seja o exemplo – Dê o seu melhor, demonstre dedicação e empenho no seu trabalho. Sendo um gestor próximo de sua equipe, agindo com transparência e mantendo uma cultura positiva no ambiente de trabalho irá conseguir inspirá-los a darem o melhor de si, se desenvolverem, serem otimistas e engajados com o propósito da organização. O gestor é um exemplo a ser seguido.
Fernanda C. Araújo Silva Psicóloga e Consultora Organizacional
Comments